
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann foi às suas redes sociais nesta sexta-feira, 31/12/21 para comemorar o resultado da última pesquisa Datafolha que detectou a preferência do PT entre 28% dos brasileiros, o maior nível desde 2013.
“Muito feliz c / pesquisa q coloca o PT c / 28% de preferência. Mostra a vitalidade e força deste partido, q mesmo perseguido e atacado, resistiu! É instrumento da luta do povo brasileiro. Obrigada a nossa militância q nunca arregou. Obrigada @LulaOficial pela coragem e determinação!”, postou Gleisi no Twitter.
PT é preferido desde 1999
De acordo com o levantamento do Datafolha depois do PT, em um muito distante segundo lugar, aparecem empatados PSDB e MDB, ambos com 2% cada um. Empatados tecnicamente com eles, PDT e PSOL têm cada um 1%. Os demais partidos não chegaram a pontuar.

Também de acordo com os levantamentos do Datafolha,o PT é o partido preferido dos brasileiros desde 1999. Teve seu melhor desempenho em abril de 2012, no primeiro mandato de Dilma Rousseff, quando foi mencionado por 31% dos entrevistados.
Em dezembro de 2016, após o impeachment de Dilma, o partido teve 9% das menções. Com a derrocada petista, o grupo dos sem preferência partidária chegou a 75%. Na série do Datafolha, o PT só teve pior resultado em agosto de 1989, quanto atingiu 6%.
Em abril de 2017, porém, o PT pulou para 15% e vem mantendo seu crescimento desde então.
A pesquisa foi realizada de 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas, em 191 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.