A pouco mais de quatro meses para as eleições o ex-presidente Lula continua com a possibilidade de decidir a eleição presidencial no primeiro turno. De acordo com pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11.05.22), Lula teria no primeiro turno 46% dos votos totais, o que representa 51,1% dos votos válidos. A soma dos votos de todos os possíveis candidatos totalizaria 44% dos votos totais ou 48,9% dos votos válidos. Isso daria ao petista vitória no dia 2 de outubro, data do primeiro turno.
Em eventual segundo turno Lula teria 54% contra 34% de Bolsonaro.
De acordo com o levantamento, se o primeiro turno da eleição fosse nesta quarta-feira, Lula teria 46%, Bolsonaro 29%, Ciro 7%, Doria 3%, Janones 3%, Tebet 1% e D´´Avila 1%. Luciano Bivar não pontuou.
Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 6%. A proporção dos indecisos é de 3%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Duas mil pessoas foram entrevistadas face a face entre os dias 5 e 8. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01603/2022.